sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Imortalidade?!

Você sabia que uma espécie de Água-viva é imortal??
Bom, talvez imortal seja uma palavra muito forte, mas há evidências que a Turritopsis nutricula, um hidrozoário, alcançou um ciclo de vida particular, chamado de: Imortalidade Biológica. Sim! Este animal consegue reverter seu envelhecimento após acasalar e voltar à sua forma juvenil!
O ciclo normal de um hidrozoário ocorre da seguinte maneira:


Clique para ampliar.

O pólipo é responsável pela reprodução assexuada, formando brotos de medusa e os liberando para o meio, sendo estas medusas responsáveis pela reprodução sexuada, que se reproduzirão e formarão as larvas plânulas, estas, por sua vez, se fixarão no substrato e darão origem à outra colônia de pólipo. Enfim, é um ciclo base para todos os hidrozoários, mas esta espécie em particular depois de liberar seus gametas, ocorre um processo em que o estado de medusa é revertido ao estado de pólipo, ou seja, ela retorna então ao estado inicial de pólipo, em outras palavras, "rejuvenesce". Isto é possível principalmente por causa de suas células totipotentes presentes em todo o seu corpo. Obviamente ela não "viverá para sempre", pois o meio também interfere nesse acontecimento (como predação, mudanças no habitat, entre outros fatores), mas é um evento que, teoricamente em condições ideais, prolongaria sua vida por um tempo inderteminado.

Turritopsis nutricula

2 comentários:

Bárbara 2ºB disse...

Muito interessante esse assunto. Imagine se todas as especies animais pudessem ter essa "imortalidade" das águas vivas?!

Rachel 2ºB disse...

quando vemos uma água viva não imaginamos a vida que as envolve. amei amei amei