quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Aprofundando a Fisiologia
Olá alunos do 2º colegial, abaixo então algumas informações sobre Sistema Nervoso.
O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas.
Qualquer dano que ocorra ou qualquer substância que modifique os processos de sinapses, causam danos ao ser humano.
Algumas drogas que afetam o Sistema Nervoso
ÁLCOOL
O álcool atua sobre mecanismos de ação de
neurotransmissores de modo a diminuir a contribuição de
processos excitatórios e potenciar actividade neuronal
inibitória. Os efeitos do álcool vão desde estados de
relaxamento e de bom humor, após o seu consumo, até à
sonolência e perda de consciência.
NICOTINA
A Nicotina é o ingrediente ativo nos produtos derivados do
tabaco. A nicotina actua em receptores do cérebro que
normalmente reconhecem o neurotransmissor acetilcolina, que
está associado a mecanismos cerebrais de vigília e alerta.
COCAÍNA
A cocaína é outro químico de origem vegetal que pode
provocar sensações de prazer intenso, podendo ainda atuar
como um psicostimulante potente.
Há muitas outras toxinas e drogas que afetam o Sistema Nervoso!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Olá! Eu sou o Joseph do 2ºB do Messias. Queria saber da galera do blog quais os efeitos da droga LSD no cérebro. Pelo pouco que eu sei, tenho uma noção de que ela é um estimulante (como a cocaína) que produz alucinações, mas queria saber qual é o efeito real dela no neurônio. Podem me ajudar? Valeu!
Pow, pergunta interessante essa Joseph. O que eu posso adiantar para você é que ainda não se sabe como a dietilamida do ácido lisérgico (LSD) age realmente no cérebro, e muito menos aonde ela atua. Tem estudos que indicam que o LSD atua nos receptores de um neurotransmissor chamado Serotonina (que é um neurotransmissor com um papel na comunicação do humor e da consciência), que são os receptores 2A de serotonina. Esses receptores estão presentes em várias partes do cérebro, então o LSD poderia agir em vários locais. Alguns estudos ainda apontam que ele atua no Tálamo, que é uma região interior do cérebro que é responsável, por exemplo, pela regulação do estado de alerta e atenção. Então não se sabe ao certo como o LSD age e aonde ele atua, assim como outros alucinógenos (por exemplo, alguns cogumelos). Qualquer outra dúvida é só perguntar!
Olá sou aluno do messias do turno da manha e queria saber quais os efeitos das suabstancias (BARBITÙRICOS).Ate onde eu sei elas afetam mais o SNC. Me ajudem!
Valeu!
Oi Michel!!
Os barbitúricos (ou derivados do ácido barbitúrico) foram por muito tempo, a droga de escolha para o tratamento da insônia. O declínio de seu uso deu-se por vários motivos como: mortes por ingestão acidental, o uso em homicídios e suicídios, e principalmente pelo aparecimento de novas drogas como os benzodiazepínicos. Hoje em dia, os barbitúricos ainda são utilizados no tratamento de distúrbios convulsivos e na indução da anestesia geral.
Os barbitúricos são produzidos através da condensação de derivados do ácido malônico e da uréia. Atualmente existem diversas barbitúricos disponíveis..
1. O que os barbitúricos fazem no organismo?
A principal ação do barbitúrico é sobre o Sistema Nervoso Central. Eles podem causar depressão profunda, mesmo em doses que não têm efeito sobre outros órgãos. A depressão pode variar sendo desde um efeito sedativo, anestésico cirúrgico, ou até a morte. Outro efeito dos barbitúricos é o de causar sono, podendo induzir apenas o relaxamento (efeito sedativo) ou o sono (efeito hipnótico), dependendo da dose utilizada.
2. Absorção, Metabolismo e Excreção dos barbitúricos
O uso de barbitúricos pode ser oral, intramuscular, endovenoso, ou retal. Independentemente da via de administração eles se distribuem uniformemente pelos tecidos. Após a absorção, eles se ligam a proteínas do sangue e vão agir principalmente no cérebro, devido ao seu alto fluxo sangüíneo. Os efeitos depressores aparecem entre 30 segundos e de 15 minutos, dependendo do tipo de barbitúrico utilizado.
Os barbitúricos são metabolizados no fígado e excretados na urina
3. Envenenamento Barbitúrico
O envenenamento barbitúrico é um problema clínico significativo, podendo levar à morte em alguns casos. A dose letal do barbitúrico varia de acordo com muitos fatores, mas é provável que o envenenamento grave ocorra com a ingesta de uma só vez de doses dez vezes maiores que a dose hipnótica total. Se o álcool ou outros agentes depressores forem utilizados junto com o barbitúrico, as concentrações que causam morte são mais baixas.
Em casos de envenenamento grave o paciente apresenta-se comatoso, com a respiração lenta ou rápida e curta, a pressão sanguínea baixa, pulso fraco e rápido, pupilas mióticas reativas à luz e volume urinário diminuído. As complicações que podem ocorrer são: insuficiência renal e complicações pulmonares (atelectasia, edema e broncopneumonia).
O tratamento nestes casos é de suporte.
4. Tolerância aos barbitúricos
O uso crônico de barbitúricos pode levar ao desenvolvimento da tolerância. Isso ocorre tanto pelo aumento do metabolismo da droga, como pela adaptação do sistema nervoso central à droga. O grau de tolerância é limitado, já que há pouca ou nenhuma tolerância aos efeitos letais destes compostos.
Se tiver mais alguma dúvida só perguntar....
Segue alguns links com mais informações...
Até mais
http://www.unifesp.br/dpsicobio/drogas/barbi.htm
http://www.brasilescola.com/drogas/barbituricos.htm
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1434
ola, sou Mariana Santos aluna do 2ºC.
Gostaria de saber porque quando uma pessoa faz mt exercício fisico por mt tempo ou quando o clima esta quente, a produçao de suor facilita a diminuir a temperatura do corpo.
Ola Mariana, bom basicamente, quando voce se exercita bastante voce gasta bastante ATP, liberando muita energia pelas células musculares, principalmente. Entao voce precisa de alguma forma liberar isso pro meio externo, para evitar um superaquecimento do seu corpo. Assim o suor age dessa maneira, facilitando essa liberação de energia do corpo, para evitar esse superaquecimento. Entendeu?
Espero que sim! xD
Entendi sim ... Obrigada (:
Meu nome é Amanda Coelho de Assunção - 2ºA, e gostaria de saber se com os avanços da medicina já é possível o tratamento para crianças com anencefalia e se é possível hoje a criança sobreviver, já que a maioria morre apos o parto!
Obrigada desde já
Oi bioblog! Gostaria de saber se os efeitos das drogas e estimulantes em um uso muito frequente,faz com que essas pessoas tenham mais chance de ter um alzheimer, ou outras doenças que mexem muito com o sistema nervoso, esquelético e sensorial.E quais seriam essas outras doenças? Obrigada!
Postar um comentário