quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dúvidas?


Espaço reservado para sanar as dúvidas em relação ao conteúdo de biologia, seja de 1, 2 ou 3 colegial.

23 comentários:

Amanda disse...

Como é o sistema nervoso dos equinodermas?
Sustentação e proteção dos platelmintos?

BIOblog! disse...

Olá Amanda!

Então o sistema nervoso dos equinodermas é bem simples, sendo um anel nervoso ao redor da boca do animal e irradiando cinco nervos para o resto do corpo.

Os platelmintos são sustentados pela sua musculatura e parênquima mesodérmico,principalmente.

Se protegem fugindo da luz e a percebem pelos ocelos, principalmente, e com a produção d muco que ajuda na movimentação e contra ressecamento, em caso de muita exposição a luz.

BIOblog! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Xavier disse...

Eu sei que o AVC é um acidente cerebral, que ocorre de que forma e porquê?

BIOblog! disse...

Boa Noite Guilherme, o AVC é caracterizado pelo início agudo de um defcit neurológico (diminuição da função) que persiste por pelo menos 24 horas, como resultado de um distúrbio na circulação cerebral que leva a uma redução da quantidade de oxigênio às células cerebrais adjacentes ao local do dano com consequente morte dessas células; começa abruptamente, sendo o deficit neurológico máximo no seu início, e podendo progredir ao longo do tempo.


Podemos dividir o acidente vascular cerebral em duas categorias:

O acidente vascular isquêmico consiste na oclusão de um vaso sangüíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro, interferindo com as funções neurológicas dependentes daquela região afetada. Em torno de 80% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos.
No acidente vascular hemorrágico existe hemorragia (sangramento) local, com outros fatores complicadores tais como aumento da pressão intracraniana, edema (inchaço) cerebral, entre outros, levando a sinais nem sempre focais. Em torno de 20% dos acidentes vasculares cerebrais são hemorrágicos.

Como se desenvolve ou se adquire?

Vários fatores de risco são descritos e estão comprovados na origem do acidente vascular cerebral, entre eles estão: a hipertensão arterial, doença cardíaca, fibrilação atrial, diabete, tabagismo, hiperlipidemia. Outros fatores que podemos citar são: o uso de pílulas anticoncepcionais, álcool, ou outras doenças que acarretem aumento no estado de coagulabilidade (coagulação do sangue) do indivíduo.

o artigo completo vc encontra aqui:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6

Josikelly disse...

porque os poriferos não tem folhetos embrionarios?

BIOblog! disse...

Olha Josikeellý é bem simples, os Poríferos, não possuem folhetos embrionários porque eles se desenvolvem apenas até a formação da blástula. Assim não há a formação destes que ocorre apenas depois da formação da gastrula. Assim como não possuem também celoma e nem tecidos verdadeiros.

Rodrigo 2ºC disse...

Olá, sou aluno do 2ºC e gostaria que me respondessem, por que os artrópodes podem viver completamente independentes da água?

Claudia Almeida disse...

Olá!Eu estou com dúvidas sobre os resíduos nitrogenados dos invertebrados e não to conseguindo achar sobre.Seria possível vocês me ajudarem? Obrigada!

Laís Caroline disse...

Olá, queria que alguém me explicasse da pequena circulação e da grande circulação.

Nilson Neto disse...

E aí pessoal! Olha, quando eu gravo a minha voz no celular, eu a ouço MUITO diferente comparando com a voz que eu converso, de todos os dias.Isso me assusta, mesmo rs então, a voz que as pessoas ouvem sair da minha boca é aquela que eu ouvi na gravação ou a que eu ouço normalmente? Valeu =D

BIOblog! disse...

Bom Rodrigo, na verdade os insetos nao vivem sem agua. Na realidade, nao existem nenhum ser vivo que vive sem agua, ou seja, agua é fundamental para existir vida. Alguns insetos apenas conseguem ficar um tempo a mais do que outros animais sem agua, mas dependem sim dela para sobreviver.

BIOblog! disse...

Claudia, tenta procurar algo no Mundo Educação do site da uol. Tem algumas coisas falando sobre. Tenta também procurar algo no livro do Amabis, que inclusive tem no laboratorio de biologia do colegio. Qualquer coisa é só nos procurar!

BIOblog! disse...

E ai Lais, entao a grande circulação é aquela em que o sangue sai pela aorta no coração, percorre todo o corpo e retorna pelas veias cavas inferior e superior ao coração. Ja a pequena circulação, também chamada de circulação pulmonar ocorre quando o sangue venoso sai do ventrículo direito pelo arteria pulmonar e passa pelos capilares pulmonares, ocorrendo ai as trocas gasosas. Esse sangue, agora oxigenado, retorna ao coração pelas veias pulmonares.

Isa disse...

O que é operculo?

BIOblog! disse...

Oi Isa, tudo bom...

Então são estruturas delicadas que recobrem as guelras dos peixes ósseos.

Mais informação:

http://www.dicio.com.br/operculo/

http://www.cepen.com.br/pesc_manuseio_peixe.htm

BIOblog! disse...

Oi Nilson, bom, sua pergunta não é de biologia mas é uma curiosidade que acho que muita gente tem, então.. vou tentar explicar brevemente. Geralmente a voz humana alcança entre 100 e 10 mil hertz e a maioria dos aparelhos de gravação não capta todas as frequências, fazendo mudar o timbre da voz. Mas a voz que as outras pessoas ouvem é a mesma que você, e não a gravada, fique tranquilo, não precisa se assustar...
Até mais...

Aline 2ºA disse...

Qual é o principal resíduo nitrogenado dos poríferos?/ Aline 2ºA

BIOblog! disse...

E ai Aline...

Excreta nitrogenada precede que deva ser armazenada. Como os poríferos não possuem tecido ou órgão especializado para excreção e a fazem via difusão. Então não há resíduo nitrogenado.

Isabela 2°A disse...

Oi! Embora o nosso estudo sobre o Sistema Sensorial seja só sobre os seres humanos, eu gostaria de saber se a visão de animais noturnos, como os morcegos, se assemelham de alguma forma com as câmeras noturnas. Como funciona a visão desses animais?

BIOblog! disse...

Olá Amanda !!!

Adorei sua pergunta! Então, de fato a visão noturna dos animais se assemelha a das câmeras noturnas, ou seja, a visão deles é preto e branco, pois a noite não se faz necessário a visão colorida!

E no caso dos morcegos, apesar de eles usarem bem mais a ecolocalização(uso de radar), eles também tem boa visão noturna(espécies noturnas). No entanto as espécies que comem frutas, são em geral diurnas, portanto também possuem a visão colorida, não como a humana, enxergam algumas tonalidades especifica e isso vária de espécie para espécie.

Aprofundando:

http://www.cda.sp.gov.br/Crianca/animais/morcegos.htm

http://www.morcegolivre.vet.br/comosao.html

Isabela 2°A disse...

Obrigada pela resposta! Achei muito interessante algo que eu li no site de aprofundamento: os morcegos hematófagos são capazes de reconhecer a ferida causada por eles anteriormente!Eu não tinha ideia de que existia diferenciação da visão dos morcegos de hábitos noturnos e de hábitos diurnos; achava que todos enxergavam do mesmo jeito... Gostei dos sites indicados para aprofundamento. Valeu BIOblog!

Jac disse...

Como podemos saber que estamos com a solitaria? tem algum sintoma?