A pedido de alguns... E sempre é bom saber, nunca se sabe quando vamos nos deparar com algum desses animais belíssimos, mas perigosos!!! Porém é importante lembrar eles possuem, ainda mais os pequenos, mais medo do animal Homo sapiens, vulgo ser humano, do que nós deles. E que por isso e por serem venenosos devemos ter um respeito maior ainda por eles.
PORÍFEROS
Tedania ignis produz uma toxina, para proteção, que pode causar fortes dermatites se a esponja for manuseada sem luvas. E é uma espécie típica da costa brasileira.
CNIDÁRIOS
A vespa do mar (Chinorex fleckeri), uma cubomedusa australiana, possui em seus tentáculos inúmeros cnidócitos que liberam o veneno ou substância urticante mais forte que o geral que, por sua vez, causa variação na pressão sanguínea e, eventualmente, parada cardíaca.
MOLUSCO
Conus abbas é uma das espécies do gênero Conus, que em geral possui seus representantes como alguns dos animais mais venenos do mundo. Eles possuem uma probócite em que se encontra um dente radicular ou um ‘’ minúsculo’’dardo peçonhento (neurotóxico). Esse veneno é usado para caçar e defesa. São encontrados na costa brasileira, estadunidense e australiana
ANELÍDEOS
Poliquetas são representantes do grupo que apresenta algum perigo. Pois algumas espécies possuem cerdas aposemáticas (alguma parte do corpo ou ele todo colorido indicando toxicidade) com substâncias urticantes que causa dermatites e dor, mas acidentes com esses animais é raro tanto no Brasil como no mundo.
ARTRÓPODE
Lonomia obliqua. Esta taturana tem o corpo coberto por pêlos espinhosos que soltam um veneno poderoso. A substância inibe a coagulação do sangue das vítimas e causa hemorragias que podem levar à morte. O bicho é comum no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste
Algumas espécies de aracnídeos como aranhas e escorpiões. Tais como Viúva negra, Aranha marrom, escorpião marrom, carrapato estrela
E diplópodes como as lacraias e as centopeia.
Aranha marrom (Loxosceles spp.)
Viúva negra (Latrodectus mactans)
Escorpião amarelo (Tityus serrulatus)
Lanomia obliqua
Centopeia (Scolopendra spp.)
EQUINODERMA
Os principais causadores de acidente são os ouriços do mar. Pois são os animais desse grupo que possuem os espinhos mais protuberantes. E estes animais quando pressionados enrijecem seus espinhos e estes podem perfurar seu agressor causando dor e pequenas feridas a lesões mais graves, pois produzem um muco protetor urticante, porém na costa brasileira encontra se as espécies mais brandas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário