O que é clonagem ?
Podemos definir a clonagem como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos ) no lugar do óvulo e do espermatozóide. Vale lembrar que é um método artificial, pois, como sabemos, na natureza, os seres vivos se reproduzem através de células sexuais e não por células somáticas. As exceções deste tipo de reprodução são os vírus, as bactérias e diversos seres unicelulares.
A primeira experiência com clonagem de animais ocorreu no ano de 1996, na Escócia, no Instituto de Embriologia Roslin. O embriologista responsável foi o doutor Ian Wilmut. Ele conseguiu clonar uma ovelha, batizada de Dolly. Após esta experiência, vários animais foram clonados, como por exemplo, bois, cavalos, ratos e porcos.
Clonagem de seres humanos
Embora as técnicas de clonagem terem avançado nos últimos anos, a clonagem de seres humanos ainda está muito longe de acontecer. Além de alguns limites científicos, a questão ética e religiosa tem se tornado um anteparo para estas pesquisas com seres humanos. De um lado, as religiões, principalmente cristãs, colocam-se radicalmente contra qualquer experiência neste sentido. Por outro lado, governos de vários países proíbem por considerar um desrespeito a ética do ser humano.
A técnica da clonagem
A clonagem ainda não foi entendida por completo pelos médicos e cientista, no que se refere aos conhecimentos teóricos. Na teoria seria impossível fazer células somáticas atuarem como sexuais, pois nas somáticas quase todos os genes estão desligados. Mas, a ovelha Dolly, foi gerada de células somáticas mamárias retiradas de um animal adulto. A parte nuclear das células, onde encontramos genes, foram armazenadas. Na fase seguinte, os núcleos das células somáticas foram introduzidos dentro dos óvulos de uma outra ovelha, de onde haviam sido retirados os núcleos. Desta forma, formaram-se células artificiais. Através de um choque elétrico, as células foram estimuladas, após um estado em que ficaram "dormindo". Os genes passaram a agir novamente e formaram novos embriões, que introduzidos no útero de uma ovelha acabou por gerar a ovelha Dolly.
A ovelha Dolly morreu alguns anos depois da experiência e apresentou características de envelhecimento precoce. O telômero (parte do cromossomo responsável pela divisão celular) pode ter sido a causa do envelhecimento precoce do animal. Por isso, o telômero tem sido alvo de pesquisas no mundo científico. Os dados estão sendo até hoje analisados, com o objetivo de se identificar os problemas ocorridos no processo de clonagem.
A embriologia e a engenharia genética tem feito pesquisas também com células-tronco e na produção de órgãos animais através de métodos parecidos com a clonagem.
5 comentários:
Adorei esse blog,vou passar estudar por ele...
Mais tenho uma duvida:Na técnica da clonagem, por causa do choque elétrico as células se estimulam depois de um estado em que ficam dominadas. GOSTARIA DE SABER COMO QUE OS GENES PASSAM AGIR NOVAMENTE E FORMAM EMBRIÕES?
Karoliny Dainy 3G
Tayná Mendes 3º G: Após a clonagem da ovelha Dolly, os outros animais clonados também apresentaram características de envelhecimento precoce? *-*
Olá Tayná, então, como são clone, todos possivelmente irão apresentar envelhecimento precoce, uma vez que, os cromossomos apresentam uma estrutura chamada Telômero que são regiões dos cromossomos que não são transcritas e nem traduzidas. Existem no núcleo, um grupo de enzimas que participam da duplicação e replicação dos cromossomos e que degradam partes dos cromossomos cada vez que ele se duplica. Elas começam a degradar, a partir das extremidades.
Dessa forma, os telômeros servem para proteger a parte codificante dos cromossomos. Com o passar do tempo, as enzimas começam a degradar as extremidades dos telômeros até atingir a parte codificante do cromossomo. Nesse momento, ele não pode mais ser duplicado. A célula que possui esse cromossomo também não conseguirá mais se dividir e morrerá.
Podemos concluir que células mais velhas (as células que darão origem aos novos clones por exemplo) tem telômeros mais curtos. As células mãe se dividem e originam duas células novas, mas essas células filhas tem os telômeros dos seus cromossomos menores do que a célula mãe. A cada divisão, os telômeros diminuem de tamanho até que a célula não possa mais se dividir, causando assim envelhecimento e morte das células...
Espero ter te respondido...
Até logo
Oi Karoliny, que bom que gostou do blog!!
Então, perguntinha bem capsiosa essa sua heim.. mas vamos lá, pode parecer simples a resposta, mas como a Clonagem é bem misteriosa ainda, sabe-se que ainda há muito o que descobrir sobre!!
Bom, pesquisadores acreditam, que que as células do embrião possuem uma qualidade chamada totipotência. Ou seja, cada uma delas contém todos os genes necessários para produzir um indivíduo inteiro, com cabeça, membros e tudo o mais. E apesar de num primeiro momento eles estarem "dormentes" quando "acordam", eles voltam a funcionar, digamos assim, como os genes dos óvulos onde foram introduzidos!!
Quer saber mais sobre clonagem.. leia:
http://super.abril.com.br/ciencia/reforma-natureza-437092.shtml
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/clonagem-de-animais-contribui-para-a-saude-humana-20110203.html
Até logo!!
Postar um comentário