segunda-feira, 5 de setembro de 2011

EQUINODERMAS

FILO EQUINODERMA


 
   pés ambulacrais de uma estrela do mar

Este é um filo bem conhecido por nós! E é de uma diversidade de tamanho e cores impressionante. 

http://www.youtube.com/watch?v=0dOggydy2xs (vídeo a cerca das características do grupo)

Porém além de suas características fisio-morfológicas temos que estar atentos a sua evolução e ecologia.  

Evolutivamente falando, em geral, os equinodermas são o grupo de invertebrados mais próximo aos cordados (linha evolutiva dos vertebrados), pois em um passado distante tivera um ancestral comum. Que tinha as características como  serem deuterostômicos ( a formação do ânus acontece primeiro na fase embrionária) e as larvas desse grupo se assemelha as larvas de alguns grupos de cordados. 


    larva de estrela do mar

larva de ouriço do mar




Ecologicamente falando os equinodermas, como qualquer outro organismo, possuem grande importância.  Dependendo do nicho, importantes predadores de topo como a estrela do mar, alimento para outros animais, até para humanos, no oriente pepinos do mar, órgãos reprodutores dos ouriços são iguarias! Também são importantes na limpeza do oceano, pois muitos comem os ''restos'' no fundo mar. Como em ocasiões de desiquilíbrio ambiental ouriços do mar, por exemplo, causar sérios danos a recifes de corias e florestas de algas (florestas de algas Kelps gigantes na costa californiana), pois essa situação pode ser-lhes favorável ou em outro caso, algum distúrbio como queda na população de estrelas causa o aumento de alguma espécie de molusco comedor de corais... entre outras coisas.       


 vídeo da BCC mostrando a o consumo de uma floresta de algas, o vídeo está em inglês, mas é bem ilustrativo. E é bom para treinar o inglês!




Diversidade

Echinoidea (bolacha da praia)

 ouriço do mar

    Astoridea (estrela do mar)


    Holuthuroidea (pepino do mar) 
    Pepino do mar lançando espermas na água



Crinoidea ( lírio do mar)
 


   Ophiuroidea ( serpente do mar)
 











Nenhum comentário: